Tem porta que só abre pelo lado de dentro.
- Nagle Melo
- 12 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Outro dia ouvi essa frase ("tem porta que só abre pelo lado de dentro") que a Isabela Reis disse no podcast dela "Conselhos que você pediu" e eu achei tão interessante e didático! São aquelas reflexões que fazem a gente entender um pouco mais sobre as complexidades da vida.
No meu caso, fiquei reflexiva sobre o tanto de vezes que nas minhas conversas mais íntimas (com amigas e/ou familiares) eu falo sobre a necessidade de a gente ficar atenta à nossa própria vida pra poder ter um pouco de autonomia para tomar decisões. Porque sim, o tempo inteiro a gente precisa decidir, nem que seja o que vai ser o almoço do dia. Então imaginem as complexidades da vida, que a gente pensa, fala, pensa um pouco mais, fala um pouco mais. Qual o resultado disso? Muitas vezes nenhum, pois tem porta que só abre pelo lado de dentro. E nós, no caso eu, que estou fora (quando estou conversando com uma amiga sobre uma questão que ela compartilha, por exemplo), não posso fazer muita coisa, a não ser, esperar aqui do outro lado com o que posso oferecer de apoio para quando ELA decidir (se ela quiser) abrir a porta pelo lado de dentro.
Mais ou menos assim é o meu trabalho na Psicoterapia: por meio da escuta e manejo clínico, te ajudo a abrir a porta pelo lado de dentro. Mas para isso, é necessário, em primeiro lugar, que você queira.
Moral da história: respeitemos essa condição de que tem porta que só abre pelo lado de dentro e que todas nós temos nosso tempo de elaboração das coisas. No entanto isso não significa dizer que eu, nas minhas relações de amizade e no meu trabalho na clínica, não vá dar umas batidinhas nessa porta, só pra lembrar da importância de mais cedo ou mais tarde, ela ser aberta. Porque se tem preciosidade na vida, na minha opinião, é saber que na hora que for possível abrir as nossas portas pelo lado de dentro, podemos contar com ajuda profissional especializada e não o julgamento de gente que não se implica na própria vida.
E você, tem aberto a sua porta pelo lado de dentro? Tem se conectado com os seus desejos e decisões?
Ficamos hoje por aqui.
Nagle Melo
Psicóloga (CRP 11/07265)
Comments